fca Ferrovia Centro-Atlântica

Tecnologia

CEL – Centro de Excelência da Logística

O Centro de Excelência em Logística (CEL) da Vale desenvolve tecnologia e treina os empregados de todas as ferrovias da empresa, incluindo a FCA. Criado em 2002, segue padrões e regras da Vale sobre operação e manutenção ferroviária, com base em normas internacionais, e já capacitou mais de oito mil empregados.

O CEL está instalado dentro das áreas da Valer, em Vitória (ES) e São Luis (MA), e abrange a Valer Móvel – carreta planejada para treinamentos que percorre as regiões Sudeste e Nordeste e hoje está focada no desafio de levar conhecimento para cada estação da FCA. Desde a sua inauguração, em setembro de 2008, a Valer Móvel já percorreu a maioria das grandes sedes operacionais da FCA, treinando mais de 250 empregados.

O CEL possui uma equipe de seis técnicos com larga experiência profissional de campo, dedicados exclusivamente à pesquisa operacional e à capacitação técnica. Conta com equipamentos de última geração para suporte ao processo de capacitação técnica, tais como os simuladores fixos e móveis de operações de trens; simuladores de tração distribuída (locotrol); motores reais de locomotivas; sistema de frenagem de vagões destinados para a capacitação dos empregados de manutenção e uma maquete ferroviária destinada aos treinamentos de segurança de manobras e regulamento de operações.

O CEL também desenvolve tecnologias, multiplica os conhecimentos e técnicas de operação para racionalização do consumo de combustível, além de ser especializado no treinamento interno de investigação de acidentes ferroviários.

Tecnologia que simula o real

O Centro de Excelência em Logística dispõe da mais avançada tecnologia ferroviária de simulação e treinamento da América Latina. As bancadas de controle reproduzem a operação de uma locomotiva de forma muito próxima do real. As cabines de treinamento são interligadas a uma estação de supervisão central, de onde os instrutores supervisionam o andamento das simulações, podendo, inclusive, criar situações de risco ou alterar o treinamento.

Um software de criação de perfis de linha permite alterar os relevos do terreno virtual percorrido e fazer as simulações com diferentes locomotivas e vagões, de acordo com a ferrovia em que o empregado treinado opera.

O sistema de geração de imagens tridimensionais (CGI) é capaz de dar origem a diferentes paisagens e climas, além de obstáculos como carros atravessando passagens em nível ou vagões deixados sobre a linha. Tudo isso proporciona ao treinando efetuar operações de emergência que podem ser vivenciadas no trabalho em campo.

Durante as simulações, as telas de auxílio informam aos maquinistas em treinamento dados como consumo de combustível, choques na composição e pressões de freio, entre outros. Esses recursos ajudam os alunos a entender a dinâmica da composição e mostram a importância de uma boa condução para melhorar esses indicadores.

Trilhas Técnicas Ferroviárias

Todas as ações de treinamento do CEL estão incluídas nas Trilhas Técnicas Ferroviárias. As Trilhas Técnicas são um programa da Valer que estrutura as ações educativas dos empregados técnicos operacionais, contemplando processos e competências de cada perfil profissional dos negócios da Vale.

No caso da ferrovia, ela engloba ações destinadas à operação e à manutenção ferroviária (via permanente, locomotivas, vagões e eletroeletrônica).

Como subproduto das Trilhas, a Valer prepara materiais educativos customizados e forma os Educadores pra Valer, profissionais Vale com grande experiência, que aprendem técnicas de didática para multiplicar os conhecimentos adquiridos.
O CEL também atua na organização do processo de construção dos materiais didáticos para as ferrovias, fazendo a interface entre a Valer e as áreas operacionais, para que as entregas atendam as demandas de treinamentos existentes.