fca Ferrovia Centro-Atlântica

Tecnologia

Oficinas

Onze oficinas, localizadas ao longo de nossa malha são responsáveis pela manutenção de locomotivas e vagões, focadas no atendimento preventivo.

A FCA possui ao todo 11 oficinas

  • Três de grande porte: Alagoinhas (BA), Uberaba e Divinópolis (MG), esta última a maior da FCA e uma das maiores oficinas da América Latina
  • Cinco de médio porte: Montes Claros, Bhering (Lavras), Araguari (MG), Campos (RJ) e Ribeirão Preto (SP)
  • Três de pequeno porte: Iaçu (BA), Paulíniea (SP) e Recreio (RJ).

As intervenções são planejadas para evitar danos, garantindo o perfeito estado e a disponibilidade e a confiabilidade dos ativos. As revisões periódicas são determinadas pelo consumo de combustível, ponto crítico que pode indicar falhas.

As locomotivas passam por inspeções periódicas, revisões intermediárias, revisões gerais e por recuperação completa e de componentes. Os vagões são inspecionados a cada dois anos e as oficinas também estão preparadas para recuperá-los integralmente e reformá-los para o transporte de diferentes produtos.

Para verificar os componentes, a manutenção dispõe de um dos mais modernos e equipados laboratórios químico e de equipamentos de eletroeletrônica, termografia, análise de vibração e ultrassom.

Oficina de Divinópolis

Com 55 mil metros quadrados de área total (o equivalente a quase sete vezes o campo do Mineirão, em Belo Horizonte) e 18 mil metros quadrados de área construída, a oficina de Divinópolis pode atender entre 15 a 20 locomotivas e entre 15 a 18 vagões por dia.